sábado, 29 de novembro de 2014

Passando a régua em Novembro - Aporte Zero

 
 
 
Olá pessoal, tudo certinho?
 

O tempo não perdoa ninguém, já estamos quase em dezembro? Meu Deus...
 

Esse mês não fiz nenhum aporte por uma razão altamente besta: estou tentando trocar de corretora nestes últimos dez dias do mês, quando também recebo meu salário, mas não tive boa experiência com o Home Broker no meu local de trabalho, e não consegui executar nenhuma ordem nos dias que mais queria. Mas acho que resolvi o problema ontem e meu dinheiro não vai mais precisar ficar dormindo na conta da corretora segunda feira...
 

Esse mês a carteira de ações valorizou + 3,07%. Até que ficou legal, considerando que ainda não me livrei de algumas tranqueiras tipo Oi e Usiminas...
 

No fechamento consolidado valorização de 1,60%, considerando a carteira de ações + a aplicação em Letra de Câmbio.
 
 


Abaixo a composição da carteira de ações:


 
O histórico de dividendos recebidos também está legal, eu acho: esse mês entrou Grendene, Bematech, BB, Ambev e XPOM, que é um fundo a parte.




















Montei também nos últimos meses uma carteira de FII, de uns 21k. Montagem improvisada, meio sem conhecer direito alguns fundos, por isso acabei comprando alguns FII de papel acima do VP, um fundo de shopping com RMG (que eu só soube o que era depois de comprado), e até acabei naufragando ultimamente junto com o (hoje) infame PRSV11 (que azar!). Mas nada que desespere, FII é pra longo prazo, disso eu sabia. Preferi não colocar os FII na planilha de acompanhamento, mas agora fico de olho neles com um pouco mais de conhecimento é verdade.




Por esse mês é só, bons investimentos a todos e bola pra frente!

sábado, 8 de novembro de 2014

"O Último dos Dividendos" - da Cemig - Será?




Reconheço que o trocadilho foi péssimo em referência ao bom filme de 1992 “O Último dos Moicanos” com Daniel Day-Lewis, mas não pude deixar de pensar nisso ao ver o anúncio de ontem da Cemig sobre a distribuição de mais gordos e belos dividendos. O anúncio está abaixo:
 
 

Comunicamos aos nossos acionistas que o Conselho de Administração, em reunião iniciada em 06/11/2014 e finalizada hoje, dia 07/11/2014, deliberou pagar dividendos extraordinários, utilizando a Reserva de Lucros Estatutária, no montante de R$1.100.000.000,00 (Hum bilhão e cem milhões de reais), o que corresponde a
R$ 0,874208588 por ação.  

O pagamento dos dividendos será realizado em 19/12/2014. 

Farão jus ao referido benefício todos os titulares de ações constantes do “Livro de Registro de Ações Nominativas”, em 07/11/2014, para os fins previstos no art. 205 da Lei 6.404/76. 


As ações passarão a ser negociadas “ex-direitos”, no dia 10/11/2014.

 

O caso é que mudanças políticas aqui em Minas podem, e vão, interferir na administração da Cemig. A questão é se vão interferir no resultado financeiro da empresa e na remuneração ao acionista. Se o novo governador do estado deixar que alguns comunistas façam bagunça dentro da Cemig, talvez seja mesmo o último dos bons dividendos pagos por ela. Mas eu espero que o governador seja profissional e saiba distinguir a política dos negócios da empresa.

 

Depois de três belas distribuições anteriores de proventos em junho, julho e setembro, eu imaginava que só ia ter mais no ano que vem... e surpresa! Ontem chega mais um email com o anúncio acima.

 

Separado da minha carteira principal tenho separado algum dinheiro para trades de curto prazo, para ter aquela sensação de fazer um negócio com realização de lucro. Assim havia comprado três lotes de Cmig4 quando achei que a cotação voltaria a subir. Bem, não subiu ainda, mas pelo menos vão me render uns proventos a mais, somando com os 4 lotes que já possuo na carteira regular.

 

Bem, a divulgação dos resultados do terceiro trimestre dela está prevista para quinta feira, dia 13. Veremos o que o futuro trará.
 
 
 

sábado, 1 de novembro de 2014

Fechamento da semana das Bruxas - e do mês também.


E a semana do dia das Bruxas (e o mês de Outubro) termina com nossa excelentíssima primeira-madame-Bruxa reeleita, pegadinha do BC que aumenta a taxa Selic, (mais uma) pegadinha da Petrobrás que não aumentou os combustíveis, ninguém anunciado pra ocupar o lugar do Mantega, que cumpre longo aviso prévio no Ministério da Fazenda e um rombo histórico nas contas do Tesouro.
 


Fora tudo isso, vida que segue.
 

Confesso que fiquei meio perdido ao tentar fazer aportes esse mês. Na primeira quinzena comprei mais BEMA3. Depois com essa volatilidade toda no mercado decidi esperar o pregão pós-eleição, já imaginando uma vitória do governo, embora torcesse para o lado contrário. Numa eleição acirrada, o governo sempre tem uma vantagem a mais...
 

No pregão pós-eleição fiquei sem muita coragem de olhar, só mesmo no fim do dia e resolvi aumentar posição em 2 ações que julgo conservadoras: PSSA3 e GETI4. Aliás consegui pegar a distribuição de Juros sobre capital próprio de Porto Seguro, legal.

Recebi também meus proventos gordinhos de Taesa, CCR e Vale. Nos maus momentos a gente chora em cima do nosso colchão de proventos...
 

Assim ficou o patrimônio em ações:
 
 

E o patrimônio consolidado:


 Antes de me aventurar na Bolsa de Valores, fiz uma aplicação de longo prazo em letras de Câmbio, que pagam 130% do CDI. Nada mal considerando a alta progressiva da Selic. A aplicação vence em jan/15 e jan/16, enquanto isso vou me planejando.

 

Poderia ter jogado tudo no Tesouro Direto também, mas não o fiz pela razão mais boba que o leitor possa imaginar: a senha do Tesouro Direto nunca chegava no meu e-mail...levou meses para alguém resolver a situação, nisso já havia perdido o interesse e o dinheiro já estava aplicado. 

Bem, há inúmeros lugares pra trocar ideias sobre investimentos, mas quando se trata de outras opções de renda fixa gosto de olhar e trocar ideias no fórum abaixo, recomendo a todos: 

 

Um abraço a todos os leitores, e antes de ir, deixa eu dar uma ultima xingadinha...
 

Bruxa!!!

(E se alguém achar errado xingar a madame-presidenta e quiser tomar as dores dela, vai ver se eu estou lá na Venezuela...)