domingo, 31 de maio de 2015

E a Maior Alta do Mês de Maio foi...


...a OIBR4 com aumento de 25,13% (dentre as ações do Ibovespa). Como pode isso ??? 

Taí uma prova de como o mercado nesse mês de Maio foi louco, insano e volátil, pra variar. Enquanto essa tranqueira da Oi, toda problemática e endividada, sobe desse jeito, empresas na minha opinião com boa qualidade e governança como Qualicorp e Eternit desabam 20% e 10% respectivamente só no ultimo pregão de Maio. Isso sem falar nos Bancos e Seguradoras, penalizadas com mais CSSL, das incorporadoras com dificuldade de acesso a crédito, da indústria e empresas de consumo que sofrem com câmbio e juros altos, e por aí vai... 

Esse mês a carteira de ações caiu -5,78%, devolvendo os ganhos do mês anterior, meio que em linha com o Ibovespa.  

No consolidado a carteira caiu –1,27%, com alocação atual em renda fixa = 68% contra 32% em RV. 

O aporte feito no início do mês (bem que podia ter deixado para o fim do mês...) foi para aumento de posição em Grendene, Alupar e um pouco de Eztec.  

E os proventos do mês deram um salto e bateram recorde: R$ 1.720,09, com destaque para BB, Ecorodovias, Alupar, Metal Leve e até AES Tietê que andava com uns prejuízos a um tempo atrás. 

Segue abaixo o quadro-resumo do mês. Abraços a todos!
 
 

domingo, 3 de maio de 2015

Fugindo da Inflação - Correndo para o Tesouro




Saudações a todos!
 

Esse mês que passou fiz minha estreia no Tesouro Direto. Andava de olho nele já a longa data. Há uns três anos fiz o cadastro por meio de um banco onde mantinha conta, mas a coisa mais esquisita acontecia: a senha nunca chegava no meu e-mail. O internet banking do Banco me dizia que estava tudo ok, mas no site do tesouro direto meu CPF dava como não cadastrado. Nisso deixei a coisa pra lá e me concentrei em outras modalidades de renda fixa, como letras de câmbio e LCI/LCA. Entendia que as taxas cobradas no Tesouro Direto o deixavam menos atrativo, e ainda penso assim até certo ponto. 

Mas meu interesse ressurgiu ao estudar melhor o TD e ver que a eventual volatilidade dos títulos no decorrer do tempo são um diferencial positivo, além da proteção contra a inflação que está bem assanhada esses meses.
 
Ainda tenho bastante a aprender, mas em pleno feriado de 21 de abril, após monitorar as taxas de juros por uns dois meses, achei que era o momento de entrada e assim comprei 4,95 NTN-B Principal para 15-05-19, pagando 6,63% a.a. + IPCA. = R$ 10.000,00 no total. Será que peguei uma boa taxa? Veremos no decorrer do tempo... A intenção é carregar até o vencimento, a não ser que haja uma valorização bem expressiva antes de 2019. 

Esse mês a carteira de ações subiu + 5,84%, abaixo do Ibovespa (+9,93%) que ficou “contaminado” pela forte alta de Petro e Vale – depois do tombo enorme que as duas tomaram nos últimos meses.  

No consolidado a carteira subiu + 2,53%, crescimento moderado tendo em vista a alocação maior que tenho em renda fixa = 67% contra 33% em RV. 

Além do aporte em Tesouro Direto, aumentei posição em CCRO3.  

E os proventos começam a pipocar nessa época: esse mês vieram de Taesa, Grendene, Porto Seguro, Vale e CCR, além da bonificação de Cielo (!) 

Para este mês de Maio quero focar primeiro em reaplicar bem esses dividendos que começam a se acumular na conta. Depois aumentar posição em alguma das empresas que esteja merecendo.
 

Ainda sobre o TD, encontrei esse site que achei bastante pratico pra verificar preços e taxas históricas dos títulos. Recomendo! 


 

Segue abaixo o quadro-resumo do mês. Abraços a todos!