domingo, 3 de maio de 2015

Fugindo da Inflação - Correndo para o Tesouro




Saudações a todos!
 

Esse mês que passou fiz minha estreia no Tesouro Direto. Andava de olho nele já a longa data. Há uns três anos fiz o cadastro por meio de um banco onde mantinha conta, mas a coisa mais esquisita acontecia: a senha nunca chegava no meu e-mail. O internet banking do Banco me dizia que estava tudo ok, mas no site do tesouro direto meu CPF dava como não cadastrado. Nisso deixei a coisa pra lá e me concentrei em outras modalidades de renda fixa, como letras de câmbio e LCI/LCA. Entendia que as taxas cobradas no Tesouro Direto o deixavam menos atrativo, e ainda penso assim até certo ponto. 

Mas meu interesse ressurgiu ao estudar melhor o TD e ver que a eventual volatilidade dos títulos no decorrer do tempo são um diferencial positivo, além da proteção contra a inflação que está bem assanhada esses meses.
 
Ainda tenho bastante a aprender, mas em pleno feriado de 21 de abril, após monitorar as taxas de juros por uns dois meses, achei que era o momento de entrada e assim comprei 4,95 NTN-B Principal para 15-05-19, pagando 6,63% a.a. + IPCA. = R$ 10.000,00 no total. Será que peguei uma boa taxa? Veremos no decorrer do tempo... A intenção é carregar até o vencimento, a não ser que haja uma valorização bem expressiva antes de 2019. 

Esse mês a carteira de ações subiu + 5,84%, abaixo do Ibovespa (+9,93%) que ficou “contaminado” pela forte alta de Petro e Vale – depois do tombo enorme que as duas tomaram nos últimos meses.  

No consolidado a carteira subiu + 2,53%, crescimento moderado tendo em vista a alocação maior que tenho em renda fixa = 67% contra 33% em RV. 

Além do aporte em Tesouro Direto, aumentei posição em CCRO3.  

E os proventos começam a pipocar nessa época: esse mês vieram de Taesa, Grendene, Porto Seguro, Vale e CCR, além da bonificação de Cielo (!) 

Para este mês de Maio quero focar primeiro em reaplicar bem esses dividendos que começam a se acumular na conta. Depois aumentar posição em alguma das empresas que esteja merecendo.
 

Ainda sobre o TD, encontrei esse site que achei bastante pratico pra verificar preços e taxas históricas dos títulos. Recomendo! 


 

Segue abaixo o quadro-resumo do mês. Abraços a todos!
 









12 comentários:

  1. Boa evolução em 2015.

    Você é um dos poucos que mantêm maior posição em renda fixa que renda variável, cerca de 2/3 para 1/3.

    Concordo com essa alocação.

    Em relação a carteira de ações, vejo o Itaú como o banco mais rentável do país. Se quiser te mando uma análise do CS sobre bancos brasileiros. Entre em contato no meu site.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tesouro Direto está bem atrativo nesse momento.

    ResponderExcluir
  3. Cara, vc tem dinheiro pra caralho.

    ResponderExcluir
  4. E o engraçado é que sempre ganhei pouco e tomei cada prejuízo na crise de 2008 pra cá...
    Isso sem falar nos prejuízos que minha família já tomou com maus pagadores.
    Mas Deus é justo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C'est la vie! também tenho parentes sanguessugas.
      O TD é muito bacana e a taxa de 6,63% em NTNB é sim muito boa. Lembre-se que é isso mais a inflação. Ela ainda deve subir com essa nova alta na Selic, fazendo com que o valor dos títulos caia um bocado no curto prazo, mas nada que você já não saiba que vá acontecer. Acredito que farei aportes no TD quando as taxas de juros sinalizarem que não vão subir mais.

      Excluir
  5. IB 6,63 é muito bom sim, acho que esse mês compro alguns títulos públicos se encontrar taxas como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comprei não lembrei que ia haver reunião do copom na semana seguinte. Estou curioso agora pra ver a reação dos títulos ao aumento da Selic, mas no geral acho que foi uma boa compra.

      Excluir
  6. Pois é, tava bem escondida na pesquisa do google...
    Queria ter visto antes de aplicar, pra não ficar com dúvida.
    A página do tesouro direto também tem essas informações, mas em planilhas excel, uma pra cada ano, e separado por tipo de titulo, mais difícil de olhar.

    ResponderExcluir
  7. É isto aí abestado, siga com a disciplina.

    ResponderExcluir
  8. I.B., excelentes rendimentos em 2015! Parabéns! Tesouro Direto é um ótimo investimento, principalmente neste período com subida da SELIC e inflação alta.

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.