domingo, 5 de julho de 2015

Cartilha Grega

Reflexões de um leigo: estaria nosso país seguindo a mesma Cartilha seguida pela Grécia nos últimos anos? Vejamos as semelhanças:

- Ao entrar na zona do Euro, a Grécia aumentou os gastos públicos enormemente, inclusive sediando os Jogos Olímpicos de 2004 – o que custou uma fortuna, é claro, além dos gastos militares estratosféricos (A Grécia tem mais tanques de guerra do que a Alemanha, França e Itália juntos.)

- Mesmo com a economia fraca, a Grécia facilitou as aposentadorias da população, eles têm uma lista grande de profissões insalubres que dão direito a aposentadoria especial, cabeleireiras, massagistas, padeiros e apresentadores de TV são algumas delas, pode?

- A produtividade dos trabalhadores da Grécia é uma das menores da Zona do Euro. Ainda assim, aumentaram bastante o salário mínimo no país. A população pensa quase que totalmente no consumo e pouco em poupança e investimento. 

Quanto ao Brasil: aumentou dramaticamente a divida pública, gastou horrores com a Copa de 2014 e com as olimpíadas do Rio, acabaram de aprovar, de modo irresponsável, regras mais benevolentes pras pessoas se aposentarem na casa dos 50 anos com salário integral enquanto a expectativa de vida só aumenta; grande parte dos trabalhadores no país não contribui com a Previdência (que depende de dinheiro dos impostos pra conseguir pagar em dia as aposentadorias), a produtividade dos trabalhadores é baixa, e ainda dizem que precisam diminuir a jornada de trabalho. Temos uma das maiores taxas de juros do mundo, mas nem isso consegue deter a inflação. Corrupção e desperdício, seja na coisa pública ou privada, só aumentam o problema. O governo e o povo em geral só querem saber de gastar ou estimular a economia por meio do consumo das famílias, sem estimular a poupança e o investimento. 

Estamos seguindo a Cartilha da Grécia, plantando vento pra colher tempestade?
 
 

Mais uma vez essa “mardita” Grécia está de novo nos holofotes, atrapalhando o mercado e criando incertezas. Já vi esse filme antes, e não gostei. 
 

Esse mês de Junho minha carteira de ações caiu -0,45%, influenciado entre outras por Vale, Eztec, Banrisul e principalmente Cemig, afetada pela decisão negativa no STJ envolvendo a renovação de concessão de 2 usinas. Oportunidade de compra ou prenúncio de deterioração das contas da Cemig? Só o futuro dirá. Na ponta positiva Cielo e Porto Seguro ajudaram a manter o barco flutuando...  
 

No consolidado a carteira subiu + 0,53%, com alocação atual em Renda Fixa = 65% contra 35% em RV. 
 

O aporte desse mês ficou para Alupar, Ecorodovias e um pouco de Kepler. Mas como no fim do mês precisei cobrir despesas com reforma, o valor de aporte ficou negativo no mês, valor retirado da renda fixa.  
 

E os proventos do mês somaram R$ 768,16, com destaque para BB, Transmissão Paulista, Banrisul, entre outros. 
 

Segue abaixo o quadro-resumo do mês. Abraços a todos!
 

  
P.S. = Por último, uma dica cultural: quando você estiver com raiva daquele patrão exigente, ou daquele cliente mala-sem-alça, ou mesmo daquele parente folgado que só te exige as coisas, faça como os COSSACOS, na antiga Ucrânia.

LEIA O TEXTO HISTÓRICO NESSE LINK, DA REVISTA AVENTURAS NA HISTÓRIA, VALE A PENA! Kkk...
 

6 comentários:

  1. Se for pensar assim é melhor vender tudo e trocar por dólares americanos e fugir do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma opção sim, mas o melhor mesmo é tentar corrigir os pontos de vista que atolam um país em divida. Como fez a Alemanha, por exemplo, que renasceu das cinzas depois do nazismo, a base de muita austeridade no trato dos recursos públicos. E não é apenas os políticos mas sim o ponto de vista da população. Bom, essa é minha opinião é claro...

    ResponderExcluir
  3. Tb comprei mais um pouco da ALUP, mas KEPL nao vu comprar mais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Uo, abraço pra você também.
    Estou esperando que esse prejuízo do 1t de kepl3 tenha sido fato isolado, vou dar mais uma moral pra ela por enquanto...

    ResponderExcluir
  5. IB,

    A Grécia é o Brasil amanhã. E eu não vou ter pena das pessoas quando isso acontecer.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. A pergunta que fica é: Quando vão começar a enxugar a máquina pública ?

    É insuportável sustentar mordomias de "funças" parasitas.

    Um super abraço

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.