domingo, 2 de agosto de 2015

O "Mês do Desgosto" chegou mais cedo?


Dizem que “Agosto é mês de desgosto”, mas acho que o calendário se adiantou esse ano.
 
 
As notícias ruins na área econômica saíram da Grécia, migraram para a China com sua bolsa supervalorizada e desembarcaram aqui no Brasil mesmo, que agora tem o seu grau de investimento ameaçado, graças ao fracasso de sua meta fiscal.
 
 

Enquanto isso os deputados saíram de férias com seu notório presidente declarando-se agora oposição ao governo (só agora, marmota?) e no pior momento, já que o País (e não só o governo) precisa da ajuda do Congresso pra aprovar medidas de ajuste muito necessárias. Acho que esses deputados não entendem nada de economia, estão brincando com fogo...
 



Mas o que salva é o trabalho, assim continuo trabalhando e poupando, mesmo que a gente pareça às vezes um pouco perdido como cego em tiroteio no meio de tantas notícias, análises, balanços de empresas e por aí vai. 

Falando em balanços, gostei de alguns de minha carteira, Bradesco, Ambev e Grendene não estão nem aí pra aumento de impostos ou crise no varejo e continuam com seus sólidos resultados. 

Esse mês de Julho minha carteira de ações caiu -2,76%, influenciado entre outras por Cemig, BB, Ecorodovias, Eztec... e por aí vai. Quase não houve salvação esse mês exceto por Banrisul que resolveu recuperar um pouco do prejuízo subindo 10% no mês, pouco ainda...AES Tietê também subiu discretamente.
 
No consolidado a carteira caiu -0,14%, com alocação atual em Renda Fixa = 66% contra 34% em RV. 

O aporte desse mês ficou para Cemig, com 2 lotes comprados em 2 dias no meio do mês, a 10,xx antes da queda mais agressiva do papéis. Timing errado infelizmente, mas tudo bem. Troquei também uma LCI de 96% para 98% do CDI aumentando posição em renda fixa, afinal não é qualquer país chamado Brasil que paga uma taxa dessas de 14,25% a.a.  

E os proventos do mês somaram R$ 160,90, com contribuição de Bradesco e Eztec.  
Estou pensando esse mês em vender as ações da TRPL4, compradas a um ano atrás a 27,53 e que subiram 50% no período. Além de serem ações preferenciais que já andam meio de lado a um bom tempinho, já tenho boa exposição em Alupar e Taesa, empresas de transmissão de energia da mesma espécie, e que pagam melhores dividendos. Qual a opinião de vocês? Acham que seria uma boa?

Segue abaixo o quadro-resumo do mês. Abraços a todos!

 

15 comentários:

  1. O grande mistério é o que está acontecendo com a Cemig. Se ela reverter o perda das concessões das 3 usinas, tem grande possiblidade de alta expressiva no futuro.
    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero acreditar que o mercado já tenha precificado essa perda das usinas, não é possível...O P/L dela já está em 3,5 , fica difícil se ela cair mais.
      Quem sabe um bom resultado nesse 2t15 não dá um ânimo pra ela.

      Excluir
  2. Fala meu grande amigo,

    Da minha parte, as compras do mês de Agosto provavelmente serão CEMIG e Ecorodovias.

    A CEMIG está com um bom desconto, mesmo sendo administrada pelo PHETHE, vale a pena se colocar em mente o longo prazo.

    Realmente, esse congresso não serve para nada, os únicos interesses são os deles próprios.

    Ao invés de se juntarem para trabalharem juntos e tirar logo o Bostil dessa merda, eles ficam lutando pelo poder numa guerra de egos e vaidades.

    Referente à sua carteira, vale mencionar o lucro da Vale (acima da expectativa).

    Um super abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, não é que tinha esquecido da Vale?
      Pra você ver que o mês não foi tão ruim...
      Abraços.

      Excluir
  3. Tenho comprado ALUPAR de vez em quando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Uó, ela tem concessões longas, parece mesmo ser uma boa empresa.
      Queria ter comprado mais um lote dela a 15,xx mas o dinheiro tinha acabado...
      coisa de pobre...kkk

      Excluir
  4. Besta...vai ficar com a geti ?..após a mudança para units... Por enquanto ficarei com minhas ordinárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosta da empresa, não penso em sair não...acho que ano que vem pode haver uma melhora importante com o fim do contrato exclusivo com Elpl. Sobra mais energia pra vender livremente por um preço melhor. Talvez...

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ESTC3 foi uma que apostei no final do ano passado, mas nela só levei ferro por conta do problema do FIES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, tem coisa que a gente só aprende com o tempo. Essas empresas de educação dependem um bocado do cenário politico, que nem precisamos dizer anda muito mal...
      Mas a empresa esta lucrando bem, continuo com o que tenho nem que precise esperar um próximo rali eleitoral daqui a 3 anos...
      Além disso, ensino superior é um ramo estratégico pro país, e o governo sozinho com suas faculdades públicas nunca dará conta da demanda.

      Excluir
  7. Apesar da rentabilidade negativa, houve evolução no patrimônio. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Doutor, foi quase estável esse mês, espero continuar aumentando com rentabilidade também!

      Excluir
  8. Ola IB,
    Que Mês terrivel para nós, espero que volte a melhorar até fim de ano, num ponto bom é que as ações estão um pouco baratas e com isso quem tem bala na agulha pode fazer uma carteira boa. Abraços

    ResponderExcluir
  9. É verdade Pato, o chato é quando o cartucho esvazia e as ações continuam caindo como ontem em 07/08...Mas nada que não dê pra reverter, acho que com esse dólar nas alturas, mais estrangeiros vão querer investir aqui no Brasil já que as ações estão baratas em dólar...

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.