sábado, 16 de agosto de 2014

“Xi...a ligação caiu !” – Meu drama com as ações da Oi


Duvido que alguém aqui na blogosfera tenha exibido uma carteira de ações numa situação atual tão ruim quanto abaixo:

 

 

Acreditem, nada disso foi planejado, mas isso é o que a falta de cuidado e de experiência podem fazer com um investidor que está a pouco tempo na bolsa.

 

Como é que caí numa armadilha assim? Bem, são muitas as empresas listadas em bolsa. Diversificar os setores é sempre desejável, disso eu sabia desde o começo. Portanto quando pensei numa empresa do ramo de telefonia considerei a Vivo, Oi e Tim e quis fazer uma escolha. Isso foi no mês de Abril.

 

Não gosto de operar no mercado fracionário. Prefiro os lotes padrão mesmo. Pensando dessa forma a ação da Oi cotada a época em torno de R$ 3,00 era muito mais “barata” (no sentido de ser acessível) do que uma ação da Vivo que custava R$ 45,00, ou da Tim que creio que custava uns R$ 12,00. Mais fácil então montar um lote de 1000 ações da Oi do que 100 da Vivo...

 

Outra coisa que chamava a atenção era o assunto Dividendos. A Oi aparecia no alto de uma lista de empresas que mais pagaram dividendos nos últimos 5 anos. Mais comida na arapuca...

 
 
Pra completar, o preço da ação sofria um grande desconto em 2014 àquela altura. Queda de mais de 30%. Oportunidade de compra? Foi o que pensei...

 

Por sinal tivemos em casa telefone fixo da Oi por mais de 10 anos, sem maiores queixas. Trocamos pela Claro por causa do preço mesmo. (Devia ter considerado isso um mau sinal, afinal não foi só eu, a Oi está perdendo um monte de clientes a cada trimestre que passa...)

 

Foi com esses pontos de vista bem míopes que comprei 1000 ações da Oi em abril.

 

Deixei de atentar para um processo conturbado de fusão com a Portugal Telecom no qual sobraram até acusações contra a CVM; deixei de atentar para uma polêmica oferta pública de ações que fixou o valor das mesmas em R$ 2,00, derrubando a cotação da infeliz; não sabia também que a empresa já havia comunicado anteriormente que iria mudar a política de dividendos, distribuindo o mínimo obrigatório.

 

Mas o pior ainda viria. Comecei a fazer alguns day trade com ações da Oi no mês de maio e dois deram errado. Não querendo admitir a derrota preferi ficar com as ações. E foram muitas...

 

Após a O.P.A., a cotação chegou nos 2,40 depois foi recuando até os 1,75 e depois subiu de novo nos 2,30. Após toda essa indecisão, o mercado preferiu mesmo jogar tudo pra baixo quando a Portugal Telecom me aparece com uma nebulosa operação com um banco português pra corroer ainda mais o combalido caixa da Oi. O tempo passou e faltou-me o senso de hora certa pra cair fora nessas altas já citadas...

 

Daí vieram o rebaixamento de rating e pra coroar o desastre: o balanço do 2º trimestre. E pra quem achava que todos os problemas vinham de fora, a surpresa: as operações em Portugal cresceram enquanto que as operações da Oi no mercado interno brasileiro caíram...prejuízo de R$ 221 milhões.

 
 
Bem, meu prejuízo de uns 50% hoje está consolidado, mas não foi realizado.

 

Ideias, sugestões, palpites? Esperar por uma longa recuperação (que talvez não venha) ou vender tudo e abandonar o navio?
 
 

15 comentários:

  1. Investidor Besta! também tenho 6 lotes da OI, no momento não penso em vender, meu preço médio está em R$ 3,60, Não irei vender por enquanto, para quem já perdeu grana na OGX, pode aguentar essa queda, eu aindo acho que pode foguetar essa ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha ideia também não era passar de 1100 que comprei originalmente, mas me descontrolei, e logo no primeiro mês, deu no que deu...
      Vamos ver o que o futuro reserva, boa sorte...

      Excluir
  2. Ô besta, na boa, cê tá fazendo bestagem atrás de bestagem, na vontade de ganhar dinheiro fácil tá dando nisto, já passei por isto, preocupa não que não é exclusividade sua, mas já to vacinado. Meu conselho é: venda todas as tranqueiras, sem chororô, e compre AMBEV, CIELO, ITAU e por aí vai. Se quiser a lista completa me manda um email.
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, foi só no começo mesmo, hoje minha carteira está mais equilibrada, mas todo erro tem consequências, né?
      De certa forma já tenho sua lista completa, estava dentro de certa planilha...acho que você sabe qual...obrigado!

      Excluir
  3. tenho um romance parecido com a PDGR, kkkk

    meu PM nela eh quase 10 reais, LOL

    ResponderExcluir
  4. IB,

    Vende tudo. Eu já saí no prejuízo em ações consideradas boas. Imagine em ações ruins. Sai fora o mais rápido possível.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado IL, conselho anotado... tô vendo que vou ter que executar mesmo...Abraço.

      Excluir
  5. E vai cair ainda mais. vai centavar igual ogx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos de 1 real, seria triste se isso acontecesse... mais ainda, seria um pesadelo, poxa telefonia é um serviço essencial, não deveria sofrer tanto assim.
      Mas trapalhadas de gestão acabam prejudicando um montão de gente, fazer o que né?

      Excluir
  6. Vende todas as ações da OIBR e compra três suflairs (3 por 5 lá no centro)... rs...

    Não se esquece de tirar o captcha depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suflair? Isso ainda existe?
      Afogar minhas mágoas enchendo a cara de chocolate?
      Taí gostei do conselho, kkkk....

      Excluir
  7. IB, acho que um dos seus maiores erros é misturar muitas estratégias.
    1 - Você comprou 1000 ações da Oi BR (Mesmo para B&H vc deveria diversificar).
    2 - Entrou no papel com estratégia B&H e realizou Trades.
    3 - Não reconheceu que era hora de abandonar o barco, assumir as perdas e recomeçar.

    Você deve ser muito afobado/impulsivo/emotivo, tanto para Traders ou Investidores (B&H) a bolsa não tolera emoções, é como uma rodada de pôquer, esboçou fraqueza o adversário te pune, o mercado te pune. 50% do patrimônio é um preço alto.

    No seu lugar eu faria o seguinte:

    1 - Reconheceria as perdas e venderia todas as ações
    2 - Estudaria e definiria uma estratégia de investimentos (Quero ser trader ou investidor? Eu sou trader rsrs)
    3 - Entraria no mercado novamente, mas sem emoções afloradas, com estratégia clara e bem definida.
    4 - Siga a risca sua estratégia. Escute a razão e não a emoção.

    Caso insista em fazer trades, lembre-se que os maiores acumuladores de fortuna jamais arriscavam o patrimônio em operações All-In
    Existem muitos traders perdedores por essa simples bobagem, apostam todo o capital em uma unica operação.
    Sendo Trader, a unica certeza é que vc vai perder dinheiro, então limite as perdas, ajuste stops de forma a perder apenas 1% do capital por operação.

    Um abraço, visite meu blog
    http://blogdozemoney.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos conselhos francos...
      Ainda preciso aprender a manejar o stop e assumir a perda antes de ficar grande demais. Valeu pela visita.

      Excluir
  8. É meu amigo isso é que da investir em empresa endividada e com péssima administração. Que sirva de lição!!!

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.