quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Papai Noel Magrinho em Dezembro


Saudações pra todo mundo, já estamos em 2015...legal. 

Muitos esperavam um rali de fim de ano na Bolsa, só esqueceram de combinar com o mercado. Dezembro acabou sendo o mês do Papai Noel magrinho, com bolsa despencando e uma noticia ruim atrás da outra.




As carteiras de todo mundo, eu acho, ficaram negativas esse mês. Inclusive os profissionais acabaram errando feio em dezembro. Por exemplo, como correntista do Bradesco tenho acesso aos relatórios de carteiras recomendadas entre outros que eles fazem, a das ações que eles recomendaram, creio que nenhuma subiu esse mês...mas faz parte do jogo, acontece.


Lá pelo dia 15 e 16/12 o índice Ibovespa operava em torno de 48.000 pontos deixando vários ativos a preços atraentes, mas quem disse que eu tinha dinheiro pra aproveitar? Recebo no dia 20, sendo nesse último mês adiantado para o dia 18, mas aí a Bolsa já começou a se recuperar um pouco. 

Depois que o dinheiro apareceu adquiri/aumentei posição em Cemig, Taesa, Sabesp, Alupar e Metal Leve. Estou chegando a conclusão de que é melhor priorizar empresas que pagam maiores dividendos, mesmo que as cotações andem meio que de lado por um certo tempo.


A rentabilidade da carteira de ações ficou negativa em -7,50%, e no consolidado em -2,01%.  

Abaixo o resumão da Carteira de ações, rentabilidade geral e proventos recebidos – fechei o ano com R$ 4.693,54, o que salvou um pouco a situação.
 
 


Para 2015 vou tentar ser mais efetivo em reaplicar esses proventos recebidos e fazer aportes mensais constantes. Vou ficar mais alerta também pra não cair em armadilhas de empresas problemáticas.  

Apesar do ajuste fiscal, do aumento de impostos (pensaram até em taxar LCI/LCA) e de mais um ano de crescimento baixo, talvez ainda tenhamos um rali da bolsa melhor do que esse:
 
 

9 comentários:

  1. Foi tenso a segunda semana de dez, mas pude comprar algo! Agora eh encarar 2015. Sds...

    ResponderExcluir
  2. É foi tenso mesmo cearense...perdeu-se todo o ganho de novembro, mas alguns ganham comprando barato. Tá valendo.

    ResponderExcluir
  3. Segundo pior mês do ano foi esse dezembro.

    ResponderExcluir
  4. Olhando pelo lado bom, lembro que foi depois daquelas quedas terríveis de fev e mar/2014 que eu decidi começar a operar na bolsa. Quem sabe outros mais queiram se arriscar e aumentar assim a demanda e a cotação das ações? Oportunidade caminhando junto com a queda...que não seja apenas otimismo de ano novo.

    ResponderExcluir
  5. Carteira consistente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, precisando ainda aparar algumas arestas nela, tipo oibr4...a gente chega lá.

    ResponderExcluir
  7. Papai Noel magrinho, magrinho mesmo, mas como vc ressaltou tivemos algumas oportunidades para aumentar o patrimônio de maneiro mais eficiente.
    Que 2015 seja excelente!

    ResponderExcluir
  8. IB, o ano foi ruim pra todos nós.

    Sempre que o desempenho fica negativo eu lembro daquela mensagem: A paciência é amarga mas seus frutos são doces.

    Sucesso no seu desafio e um próspero 2015.

    ResponderExcluir
  9. Valeu, obrigado pela visita e sucesso pra todos nós também.

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.