sábado, 7 de fevereiro de 2015

Mês do remédio, do cigarro e da cerveja


Imagine um sujeito que tenha levado uma bela duma surra e que tenha sido largado na sarjeta. Se tiver algum juízo, procuraria uma farmácia pra comprar alguns curativos e medicamentos. E pra acalmar os ânimos talvez descontasse tudo num cigarrinho e numa garrafa de cerveja...
 
 
 
Essa ilustração mal feita talvez mostre bem o que foi esse mês de Janeiro para o mercado. É só olhar as ações que tiveram maior alta no mês:
 

HYPE3 = REMEDIOS = 9,49%

CRUZ3 = CIGARRO = 16,41

ABEV3 = BEBIDAS = 9,20%
 

Setores defensivos e geralmente estáveis que os investidores buscam na hora do aperto. E janeiro foi mesmo uma bela duma surra para a maioria de nós. De apagão a Petrolão, com direito a derrocada das companhias educacionais, déficit recorde das contas públicas, da balança comercial, demissões na indústria, aumento de juros e por aí vai...ou seja, o chicote comeu solto!
 

A carteira de ações fechou negativa em -7,75%. No consolidado uma queda mais modesta de -2,08% em função de um ajuste de rentabilidade numa aplicação de renda fixa resgatada no mês. Sai parte da letra de câmbio da Dacasa Financeira e entra LCI do Banco Intermedium remunerando 96% do CDI para 6 meses. 

Ainda no campo das ações, aporte de R$ 1.600,00 em PINE4: 3 dias antes do rebaixamento de rating por uma agencia internacional. Não parecia um bom momento de entrada olhando depois, mas no momento em que escrevo a coisa melhorou de situação. 

Vamos ver o que a temporada de balanços trará este mês... 

Segue abaixo os números.
 



Abraços a todos.

 

5 comentários:

  1. Eae IB!
    -2% ficou dentro da média da blogosfera, a maioria dos demais blogueiros obteve um rendimento com essa média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu vaca...janeiro foi difícil, mas minha carteira vai melhorar daqui pra frente, chega de aventuras.

      Excluir
  2. IB,

    vi que vc tem OIBR4 na carteira. Sei que muitos holders repulsam ela mas te confesso que às vezes dá vontade de meter uns trocos nela.

    Talvez, antes de melhorar ela piore, mas penso que com um percentual aceitável do total da carteira, valha a pena correr o risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miserável, obrigado pelo comentário, mas no começo do mês dei tchau pra Oi...vendi tudo com um prejuízo imenso, a gota dágua foi ela voltar atrás e dizer que não pagará mais dividendo até 2017 ou 18 se não me engano.
      Virou ação puramente especulativa, coloquei ela na carteira meio que por acidente, conforme até expliquei num post passado, e fiquei esperando ela melhorar, mas virou um drama sem fim com OPA, fusão infeliz com a Portugal Telecom, queda de presidente, divida não comunicada...risquei ela do meu home broker e pretendo nunca mais colocar um tostão nela, mesmo que no futuro ela fique com a mesma eficiência que a Vivo tem hoje.
      Abraço.

      Excluir
  3. Besta,
    Já saiu a primeira parcial da pesquisa "Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos"
    Se você já está participando favor conferir os dados. Se não ainda pode participar, só deixar lá sua opinião.
    Muito obrigado e um ótimo feriado!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/02/melhores-investimentos-em-acoes-fiis-e.html

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.