sábado, 4 de abril de 2015

Um Mês Mais ou Menos





Olá a todos, um mês bem mais ou menos esse de março, com economia se deteriorando, manifestações e panelaços, e até o ministro da Educação chutando o balde com força... Mas o importante é termos saúde, certo?
 

Esse mês a carteira de ações variou quase estável a – 0,23%. Fiz alguns giros bem significativos, vendendo alguns lotes de GETI4, CMIG4, SBSP3  e PSSA3 cujas quantidades achei um pouco exageradas na carteira. Mas a venda de Porto Seguro reconheço que foi precipitada, a intenção agora é recomprar um pouco mais dela no médio prazo.
 

Em compensação aumentei posição em Bradesco (pela bonificação), BB (tava barato), Ecorodovias (pela conquista da ponte Rio-Niterói, apesar do preço baixo), Vale (essa foi por dó mesmo) e adicionei mais duas “figurinhas” na carteira: BRSR6 e KEPL3, somando 21 papéis.
 

No consolidado crescimento modesto de + 0,64%. No momento 32% em Renda Variável e 68% em Renda Fixa (LCI, LCA e Letra de Câmbio).
 

Agora é entrar em Abril com força, resultados, bonificações e dividendos pipocando pra todos nós. Abraços a todos.
 
 

12 comentários:

  1. Besta, cuidado para não sustentar o sistema, também achei precipitado vender Porto Seguro, Cemig, Sabesp e Aes Tietê. Quanto as compras. Parece que o mercado não achou bom o preço oferecido pela empresa para o contrato da ponte...achei muito barato tb...abraço e um bom mês Besta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Beto, não estava confortável em ter quase 10% em Geti com esse prejuízo que ela teve dois trimestres seguidos, então apenas reduzi posição pois gosto da empresa. Sabesp mesma coisa por causa dessa crise hídrica. Cemig foi mais um trade mesmo com um lote, quanto a PSSA foi um erro de calculo, imaginando eu que a cotação ia cair e eu ia recomprar mais barato. Aconteceu o contrario. Agora é esperar outro momento oportuno.
      Valeu.

      Excluir
    2. CMIG4 já está subindo 10% em abril, acho que essas vendas todas foram precipitadas, não só PSSA3, mas, em compensação, a rentabilidade foi razoável e o crescimento consistente em março. Parabéns!

      Excluir
  2. Colega, quando inicia a sua referencia histórica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cearense, começa em abril do ano passado, não coloquei a tabela toda...

      Excluir
  3. Besta,

    vi que o Bradesco está envolvido no Zelotes... Se não estou enganado, são quase 3 bilhões de reais que, supostamente, não foram pagos aos cofres públicos.

    Pelo jeito o mercado não se assustou muito com isto pois afinal este valor é o lucro de um trimestre deles. Mas se houver pânico cogito armar posição em BBDC3.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É não dá pra confiar em ninguém mesmo...até o Bradesco.
      Apesar de ser o lucro de um trimestre, vai-se a credibilidade por um momento.
      Essas noticias ruins prejudicam qualquer ação. Veja o caso da Cetip quando foi mencionada como suspeita há uns 40 dias atrás.
      A parte boa é justamente a oportunidade de compra no meio do vendaval. Abraços.

      Excluir
  4. Boa tarde Investidor!
    Estou ganhando coragem para iniciar com investimentos na compra de ações, estou precisando de algumas indicações de boas empresa para começar, tenho lido suas postagens constantes e estou aprendendo com seus erros e acertos. Tenho 25 anos e consegui juntar R$ 5.000.00 para começar. Pode me ajudar amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caro colega, acho legal todo mundo começar a investir em ações nem que seja um pouquinho...fica difícil a gente indicar ações especificas, mas não faça como eu. Compre apenas ações ordinárias, as que terminam com 3. Escolha uma corretora econômica pra não ter que gastar muito com corretagem. Visite os sites de relações com investidores das empresas, lá tem muita informação legal.
      E não infle a sua carteira com muitos ativos como eu faço, dá muita preocupação.
      As ações que eu tenho, conforme quadro acima, algumas estão em ótimo momento com lucros subindo. Algumas estão com lucro de lado, mas são de segmentos estáveis. Outras estão em grande baixa nas cotações por causa de noticias ou do cenário econômico ruim mesmo.
      Tem investidor que gosta de empresas com potencial de crescimento e que estão descontadas no preço. Outros preferem as que pagam altos dividendos.
      Coloque pelo menos um banco na carteira, uma empresa de energia, uma empresa de alimentos ou bebidas, talvez uma concessionaria de rodovias/portos...
      São essas ideias básicas que eu te passo, não mais dá uma passada nos blogs dos colegas aí da blogosfera que tem bem mais experiência em analise de empresas e sucesso pra você.

      Excluir
  5. Boa a carteira hem, pelo jeito a CIEL3 agora vai disparar. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pato...a carteira está gordinha, mas precisa melhorar de qualidade. A Cielo está com aqueles múltiplos bem esticados, mas ela transmite credibilidade como empresa e fatura muito gastando pouco. Sigo sócio dela. Abraço.

      Excluir
  6. IB,

    Cuidado com esse gira-gira em excesso.

    No mais, com esses aportes pode girar sim, não faz muita diferença, mas o importante é ter critérios bem definidos de entrade e de saída.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.