terça-feira, 1 de julho de 2014

Boletim do Investidor Besta Nº 1 - LEMA DO BESTA: "NÓIS PERDE, MAIS NÓIS NUM DISISTE!"

 
Seja bem vindo você leitor que ficou curioso com o título desse blog e entrou só pra dar uma olhadinha. 
 

Começo dizendo que não há nada de besta em procurar investir seu dinheiro com inteligência, procurando melhores opções além da...(argh!)...Poupança (e como eu odeio a poupança!). Mas como errar é humano e há muitas possibilidades de erro no mundo dos investimentos, quero compartilhar aqui meus erros e acertos na busca pela formação de um patrimônio maior. 
 

Embora seja um novato na Bolsa de Valores, com 3 meses de cadastro, minhas desventuras com investimentos começaram em 2003, quando ganhava pouco mais de um salário mínimo e guardava a maior parte na poupança, achando que era o melhor dos mundos. 
 

Um belo dia peguei um daqueles panfletos do Banco que trazia a rentabilidade dos Fundos de Investimento...(como eu odeio os Fundos!)...e vi que estava ganhando menos do que poderia.
 
 

O que mais me chamou a atenção foram os Fundos de Ações. Não parecia muito difícil, embora soubesse do risco. Você ia no caixa eletrônico, fazia a aplicação, e depois que valorizasse você fazia o resgate, retendo 15% do lucro como imposto de renda. Sem fazer muita conta, sem burocracia, nem precisava falar com gerente. E naquele ano o Ibovespa subiu uns 100%!
 

E lá fui eu...começando com pouco, vendo o dinheiro render em 1 mês o que levaria 1 ano e meio pra render na poupança...Caí dentro! E adivinha quais fundos eu gostava mais? Petrobrás e Vale! ...(e como eu odeio a Petrobrás e a Vale!). Apesar de odiá-las hoje, devo dizer que na época fizeram um bocado da minha alegria.
 
 

Tendo concluído que o caminho da prosperidade estava nas ações, também me aventurei pelo mundo da previdência privada...com renda variável, é claro!...(...e como eu odeio a Previdência privada!). 

 
Os primeiros 4 ou 5 anos foram de bonança! Otimismo com o país, crescimento da economia, valorização das ações, ganhos recorrentes...e lá estava eu aplicando, com timidez, mas aplicando e ganhando...
 
 
Até que chegaram os primeiros meses de 2008. Índice Bovespa em 75.000 pontos e analistas econômicos prevendo que chegasse aos 90.000 pontos no fim daquele ano.  
 

2008 dos Infernos !!! 
 
 
 

Dizem que Ações são um investimento que no longo prazo dão resultado. Bem, lá se vão 6 anos desde essa crise de 2008 e ainda estou esperando com grande prejuízo e sem grande perspectiva de melhora... explicarei com mais detalhes numa postagem futura...
 
 

Demorei demais a me cadastrar para operar direto na Bolsa de Valores. Sempre achei que fosse difícil demais, tinha a questão de como calcular e pagar os impostos, muita taxa pra pagar...Como bom brasileiro Besta, queria o caminho menos trabalhoso, melhor deixar para o Banco fazer o serviço pra mim...Taxa de administração? Era como a cabeça de bacalhau...existia, mas a gente não via. 

 
Após tomar muita lenhada nas costas esses anos todos, deixei a preguiça de lado e fui estudar como me cadastrar na Bovespa. Era muito mais fácil do que imaginava. E tinha limite de isenção de imposto de renda! E as taxas de corretagem eram baixinhas! E a taxa de custodia era de 6,90 por mês! 
 

Pois bem, caí dentro! E imaginem o que aconteceu? Fiz bestagem logo no primeiro mês! Malditos day-trades! Malditas O.P.A.’s! 

 
Mas foi aí que os Dividendos começaram a aparecer. Como eu pude ficar 10 anos aplicando em fundos de ações sem saber o que eram Dividendos ??? Eu me odeio!!! 
 

Meus familiares tem umas pequenas casinhas de aluguel. Como isso dá trabalho pra eles! Se aplicassem em Fundos de Investimento Imobiliário como faço agora, teriam inquilinos mais confiáveis e menos dor de cabeça...
 

Sem querer ser preconceituoso, (mas já sendo) já viram que pobre gosta de ter a mesa farta, exagerada, mesmo que desperdice as coisas? Pois é, minha carteira de ações também está assim, inchada de ativos. Como criança numa loja de chocolates, quer levar um de cada...também falarei sobre isso depois. 
 

Ah sim! Tem renda fixa também. Não no Tesouro Direto, pela razão mais besta do mundo que explicarei mais a frente, mas aplicando num banquinho médio, afinal de contas precisamos colocar o FGC a prova.
 
 
Bem, essa foi a minha apresentação. Já estou caminhando para a casa dos 40 anos e tenho ainda muitos assuntos financeiros inacabados pra resolver. Pretendo compartilhar aqui meus vários erros, já que acredito na troca de idéias e me inspiro nos casos de sucesso e no aprendizado de muitos que escrevem aqui na blogosfera. Geralmente aparecerei por aqui nos finais de semana, já que meu tempo é curto e minha internet é lenta...(culpa da TIM, que não está na minha carteira...nem estará!) 
 

Um abraço do investidor Besta!






 
 
 
 
google-site-verification: google12dd1198977c5b28.html
 
 

 
 
 
 

 
 
 



2 comentários:

  1. Preocupa não abestado, também fiz estas abestagens, faço até hoje, kkk

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, professor UÓ, muito me honra tê-lo nesse humilde espaço.
    Esse mercado não está fácil não, mas a gente "num disiste!"
    Igual ao nosso querido Galo!!!

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.