quinta-feira, 10 de julho de 2014

FUNDOS DE INVESTIMENTO = AJUDANDO A ENRIQUECER O SEU BANCO (...E A EMPOBRECER SEU PATRIMÔNIO)


 
 
 
 
 
 
 
Manoel (o vulgo Mané) morava na roça, vizinho a uma pequena fazenda de gado leiteiro. O vizinho dele até vendia leite pra quem batesse em sua porta. Mas o Manoel preferia ir uma vez por semana na cidade e comprar seu sagrado leite de caixinha – mesmo custando 50% a mais, e com todos os impostos embutidos. Ô bestagem!  
 
Talvez o Manoel achasse mais complicado tratar o leite mais barato comprado do vizinho e preferisse a “segurança” e comodidade do leite de caixinha...  
 
Entendo o ponto de vista dele. Pensava o mesmo sobre os fundos de investimento em ações, oferecidos pelos grandes Bancos de varejo. Não precisava fazer cadastro, nem conversar com Gerente do banco, muitas opções variadas de fundos, taxa de administração “invisível”...Pra quê operar direto na Bolsa de Valores?
 
Por volta de 2003, comecei minhas primeiras experiências com fundos de ações. Ano de vacas gordas! Tinha fundo atrelado ao índice BOVESPA. Tinha fundo só com ações da Petrobrás. Tinha um fundo só para a Embraer. Tinha um chamado Dividendos (não sabia bem o que era, mas eu gostava do som da palavra). E tinha um outro só de Energia. 
 
Coloquei R$ 5.000,00 em cada um na época e esperei alguns meses pra ver no que dava, confiando que a rentabilidade passada fosse sinal de rentabilidade futura – apesar do folheto do banco dizer justamente pra não pensar assim. De toda forma deu certo. E comecei a lucrar.
 
A respeito da tributação, o governo abocanhava “apenas” 15% do lucro. Achei legal, tendo em vista que a tributação sobre a renda fixa chegava até a 22,5%. Podia sobreviver a isso...
 
A coisa realmente chata dos fundos de investimento em ações é que a aplicação e o resgate só são efetivados no dia seguinte ao seu comando. E acreditem: MISÉRIAS PODEM ACONTECER NA BOLSA DE UM DIA PARA O OUTRO. Mas, pensava este Besta, ainda assim tá bom...
 
Bem, mas vamos aos finalmente: as vacas gordas pastaram até o início de 2008. Até lá fiz aportes de milhares de reais em fundos de investimento com ações da Petrobrás, Vale e atrelados ao Ibovespa. Esse último cobrava na época 4% de taxa de administração – um roubo, penso hoje. A taxa é invisível, mas é perigosa como a radiação. Ela é cobrada sobre o patrimônio do fundo, quer ele dê lucro quer não, e isso impacta e muito no seu ganho. O Banco, esse sim, sai sempre ganhando.  
 
Se você ainda acha que é bom investir em fundos de ações mantidos pelos bancos por achar que os gestores são pessoas experientes e que sabem quais são as melhores ações para aplicar, vou te dizer pra parar de bestagem e olhar essa dica: no site abaixo da CVM – Comissão de valores mobiliários, é possível consultar todos os fundos de investimento do país e CONSULTAR A CARTEIRA DELES. Assim você consegue descobrir se o fundo administrado pelo BB, Bradesco, Itaú ou CEF está aplicando na Petro, ou na Vale, ou na Cemig, ou na BRF, etc...
 
 
 
Bem, em junho de 2008, querendo aproveitar o bom momento, saquei R$ 16.000,00 da poupança de um banco e transferi para o outro a fim de aplicar num fundo de ações chamado PIBB. A ideía era ficar por cerca de um mês, lucrar uns 10% e voltar com o dinheiro para a poupança. Mas aconteceu algo de estranho naquele mês de junho. A bolsa caiu muito... - ”Tudo bem, espero mais um mês”. Em julho nova queda e notícias ruins dos EUA. Em agosto a vaca foi pro brejo de vez: a quebra do Banco Lehman-Brothers.
 
 
 


Nesse meio tempo, resolvi fazer mais aplicações achando que era uma boa oportunidade de compras. Investi em fundos da Vale e de empresas de Siderurgia.  

Mas a hemorragia continuou até novembro. Como último suplício peguei R$ 10.000,00 que me restavam e apliquei num fundo atrelado ao Ibovespa. Era dia 12/10/08. LEMBRA QUE EU FALEI SOBRE O PERIGO DA APLICAÇÃO SER EFETIVADA SÓ NO DIA SEGUINTE? Pois é, no dia 12/10 o índice Bovespa estava em cerca de 36.000 pontos. Havia quedas e altas violentas todo dia. Mas naquele dia 13/10, quando minha aplicação foi efetivada, foi uma sacanagem: A BOLSA SIMPLESMENTE SUBIU 14%! Fazer o que né? Bem feito pra mim! 

Ó Fundos de Investimento dos infernos!


Muita gente naquela época comprou ações de boas empresas que custavam uma pechincha, continuaram mamando nos dividendos e 2 ou 3 anos depois saíram com 300, 400% de lucro ou mais.
 

Já este investidor besta viu seus fundos de ações melhorarem no fim de 2009 e durante 2010, mas não teve a sensatez de resgatá-los e aplicar em outra coisa. A partir de 2011, com o governo da madame Dilma, o mercado de capitais voltou a sofrer, sendo que nossa bolsa simplesmente não decolou mais.
 

Os fundos da Vale e de empresas de Siderurgia, que valiam (valores de cotas) R$ 10,00 e R$ 0,97 quando apliquei, hoje valem R$ 7,80 e R$ 0,42 respectivamente. Dá pra calcular o tamanho do meu prejuízo. Na metade de 2010, acreditando que o mercado estava se recuperando, investi em outro fundo da Petro, a R$ 9,35. Hoje ele vale R$ 5,60. Enquanto isso notava um outro fundo, só de ações da Cielo. Achei que ia dar o mesmo fiasco da Petro e da Vale, então não quis arriscar. (Preferi arriscar de novo num fundo de ações de Siderurgia, que até o fim daquele ano havia caído 40%. “No ano que vem ela vai subir”, pensava eu) Não tenho os números precisos, mas creio que no primeiro ano o fundo com ações da Cielo subiu uns 100%, e no segundo também. Fiquei tentado a aplicar, mas eu pensei: “uma ação não pode continuar subindo tanto assim. Uma hora ela cai”. Mas no terceiro ano ela também subiu uns 50%. E o fundo de Siderurgia? Caiu 20%! “RAIOS !!! RAIOS DUPLOS !!!”
 


Nesse ano tomei coragem e apliquei em ações da Cielo – mas não através de fundos, mas do jeito que tem que ser. Direto pela Bolsa. 

Grande parte dos meus prejuízos com fundos de investimento já foram realizados. Os únicos que me deram um pouco de lucro após todas essas tempestades foram os de Dividendos e Energia – uma boa dica sobre as ações que merecem mais atenção para comprar. E depois de todo o sofrimento, você tem que compartilhar 15% do seu lucro com o Governo. Que lástima!  

Quanto aos dois bancos onde tenho conta, esses não param de bater recordes de lucratividade!  

Pelo menos continuo com boa saúde física, graças a Deus. E o Manoel também, não é Mané?

 

*** E VOCÊ, LEITOR? JÁ FEZ ALGUMA BESTAGEM COM FUNDOS DE INVESTIMENTO? CONTINUA SOFRENDO OS EFEITOS DA CRISE DE 2008? PARTICIPE E DEIXE O SEU COMENTÁRIO.



7 comentários:

  1. A pior maneira de começar a investir em ações, mas a mais comum, rs.

    ResponderExcluir
  2. E pior que no meu caso grudaram igual a chiclete! Pra sair teria que realizar o prejuízo, mas falta a coragem... e se a bolsa voltar para os 65.000 pontos ou mais? Vai bater o arrependimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapa, meus fundos de vale e petro me deram 50.000 de prejuizo, tepois tive mais uns 40.000 de preju com trades, hoje minha carteira de ações está com -10k de valorização. Estimo entao uns 100k de preju, se eu sair da bolsa sera pior, entao fiquei para reverter estes -100K em +1.000K
      Bom fds!

      Excluir
    2. Meus prejus também estão nesse nível de uns 80k, considero os valores somando com o saldo que haveria se tivesse deixado o tal dinheiro na poupança...As vilãs são as de sempre, Vale e Petro...
      Vou torcer por você pra chegar nesses 1000k, o tempo há de te dar razão!

      Excluir
  3. Olá Investidor Besta, estou com 8 fundos de ações do banco do brasil, todos no prejuízo, estou vendendo aos poucos, até o gerente do banco falou para ir vendendo esse sfundos e comprando ações diretamente hehe, o único fundo que deu grana foi o da VALE, apliquei em 2006 acho que uns 46.000, sei que em 2007, estava 100.000 mil, até realizei um lucro nele, agora o da petrobrás, siderurgia, construção civil, foi uma grande ré........

    INVESTIDOR PREOCUPADO.

    ResponderExcluir
  4. Putz sua história parece muito com a minha, um tio meu sempre falava a mim, que tinha que aplicar diretamente em ações, para evitar imposto de renda, ganhar nos dividendos, más eu topeira, fiquei 8 anos nessas bombas de fundo, agora que estou vendendo eles, hehe.
    Também comprei a OIBR4, No começo fazemos algumas compras idiotas mesmo, agora banco Pine, é uma ótima forma de lucrar com dividendos.

    INVESTIDOR PREOCUPADO

    ResponderExcluir
  5. Semana passada resgatei um dos últimos fundos que tinha, o de Dividendos, um dos poucos que me deu lucro. Acho que foi no momento certo, peguei o topo de alta da Bolsa nesse ano.
    Mandei direto pra LCA por enquanto, até surgir melhor oportunidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.