sábado, 26 de julho de 2014

Novato fazendo Day Trade = SÓ PODIA DAR ZEBRA !!!


 
Quando me cadastrei na bolsa no fim de março deste ano, li alguma coisa a respeito de operações de day-trade, algo que nunca tinha ouvido falar. De toda forma decidi que não precisava mexer com isso, melhor comprar e vender ações da forma mais “natural”, pra que arriscar-se com algo tão imprevisível?

 

Mas não resisti. Vendo o sobe e desce das cotações, ali ao vivo na tela do computador, a pessoa fica com a impressão de que está sempre deixando de ganhar alguma coisa. Isca para novatos como eu.

 

Vinte dias depois experimentei meu primeiro Day Trade. Escolhi as ações da Sabesp, que vinha acompanhando por alguns dias, em meio a crise de abastecimento de água em SP. Tirando custos e impostos, ganhei R$ 32,00. Dinheiro limpo, líquido e sem precisar efetivamente pagar pelas ações. Um mundo de oportunidades se abria. Dava até pra pensar o quanto poderia ganhar por mês fazendo operações assim. Uma segunda fonte de renda!...

 

O paraíso dos tolos.

 

Se tivesse quebrado a cara logo no começo, teria aprendido a lição e poderia ter tirado meu time de campo. Mas os dias seguintes foram ainda melhores. Fiz trades com ações do BB, Cemig, Cielo, Oi, Usiminas...e ganhei em todas. Às vezes comprava os papéis por volta das 11:00, 11:30...as vezes as 14:00, 14:30.

 

No fim daquele mês de abril, tive meu primeiro prejuízo com ações da Ambev: R$ 25,00. Mas isso não me desanimou. A ilusão já havia tomado conta. Não gosto de loteria, mas é preciso admitir que day trade não é jogatina nem cassino, mas é parecido.

 

Minhas experiências com day trade se parecem um pouco com o desempenho de nossa seleção nesta Copa do Mundo. O mesmo time que goleou Camarões por 4 a 1, tomou um sacode de 7 a 1 da Alemanha. (...desculpem, mas se o Neymar estivesse em campo, ia ser do mesmo jeito...). Na segunda quinzena de maio comecei a emplacar prejuízos seguidos: R$ 158,00, depois mais R$ 90,00 e por último a goleada final = R$ 220,00 com ações da LIGT3.

 

Esses foram os prejuízos REALIZADOS, pois além disso houve casos em que não quis admitir a derrota e preferi não vender os papéis no final do dia, pagando pelas ações. Algumas delas = ELET6, OIBR4, MGLU3, BBAS3...

 

A coisa foi tão bizarra que em pelo menos três dias eu escolhi comprar EXATAMENTE as ações que foram as maiores quedas do IBOVESPA ao fim daqueles pregões!

 

A essa altura, ainda tive o desgosto de pagar R$ 71,00 de imposto de renda referente aos ganhos do mês anterior. Fazer o que né?

 

No começo de junho, desisti dessa vidinha de day trade. Só me deu dor de cabeça, tirou minha concentração no emprego, inflacionou minha carteira com ativos que eu não queria, esvaziou minha conta bancária e me custou um prejuízo de R$ 120,00, considerando todas as minhas 30 operações de day trade.

 

Desde então comecei a agir de maneira mais racional. Agora só compro ações de empresas que considero bacanas, com boa liquidez, que tenham potencial de crescimento e que no dia em questão estejam em forte baixa. Se der tempo, lanço uma ordem de venda para o mesmo dia. Se vender, tudo bem, day trade bem sucedido. Se não vender, melhor ainda, espero a ação se valorizar no dia seguinte, na semana seguinte, no mês seguinte... daí eu vendo, e sem precisar pagar imposto ao governo. Sem estresse, sem loucura. E só faço isso quando realmente tiver recursos na minha conta para pagar pelas ações.

 

Naturalmente o único culpado por situações assim é o próprio investidor. Simplesmente ainda não consegui entender métodos de análise gráfica, suportes, resistências, ou coisas assim, e, apesar de tudo isso ter seu valor, o mercado é imprevisível e pode pegar todo mundo de surpresa, ainda mais novatos como eu.

 

Aviso não me faltou. Li alguns artigos que diziam que day trade não é coisa para iniciante em bolsa. Mas resolvi experimentar e a zebra galopou com força!

 

De toda a forma fica abaixo um link de um artigo muito interessante sobre Day trade menos doloroso. Meus agradecimentos ao autor pelos conselhos bem sensatos.

 


 

Um abraço a todos!

8 comentários:

  1. Bom que você aprendeu perdendo pouco.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que nem diz minha mãe: MAIS VALE UM PASSARO NA MÃO QUE DOIS VOANDO, SENÃO SÓ DEUS SABE QUANDO...

      Excluir
  3. Olá amigo, gostaria de fazer uma parceria com seu blog.

    Divulgue meu endereço de blog no seu.

    Te adicionei no meu. Estou retomando as postagens

    carteiradedividendos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O bom que não perdeu muito e ainda aprendeu na prática, para ganhar tem que perder um pouco mesmo, mas depois vc recupera com mais força. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PP, obrigado pela visita e boa sorte nos seus investimentos!

      Excluir
  5. Cara R$120 reais foi um bom preço pra você aprender a lição. Eu também faço trades na Bovespa, de uma passada no meu blogue.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.