sábado, 8 de novembro de 2014

"O Último dos Dividendos" - da Cemig - Será?




Reconheço que o trocadilho foi péssimo em referência ao bom filme de 1992 “O Último dos Moicanos” com Daniel Day-Lewis, mas não pude deixar de pensar nisso ao ver o anúncio de ontem da Cemig sobre a distribuição de mais gordos e belos dividendos. O anúncio está abaixo:
 
 

Comunicamos aos nossos acionistas que o Conselho de Administração, em reunião iniciada em 06/11/2014 e finalizada hoje, dia 07/11/2014, deliberou pagar dividendos extraordinários, utilizando a Reserva de Lucros Estatutária, no montante de R$1.100.000.000,00 (Hum bilhão e cem milhões de reais), o que corresponde a
R$ 0,874208588 por ação.  

O pagamento dos dividendos será realizado em 19/12/2014. 

Farão jus ao referido benefício todos os titulares de ações constantes do “Livro de Registro de Ações Nominativas”, em 07/11/2014, para os fins previstos no art. 205 da Lei 6.404/76. 


As ações passarão a ser negociadas “ex-direitos”, no dia 10/11/2014.

 

O caso é que mudanças políticas aqui em Minas podem, e vão, interferir na administração da Cemig. A questão é se vão interferir no resultado financeiro da empresa e na remuneração ao acionista. Se o novo governador do estado deixar que alguns comunistas façam bagunça dentro da Cemig, talvez seja mesmo o último dos bons dividendos pagos por ela. Mas eu espero que o governador seja profissional e saiba distinguir a política dos negócios da empresa.

 

Depois de três belas distribuições anteriores de proventos em junho, julho e setembro, eu imaginava que só ia ter mais no ano que vem... e surpresa! Ontem chega mais um email com o anúncio acima.

 

Separado da minha carteira principal tenho separado algum dinheiro para trades de curto prazo, para ter aquela sensação de fazer um negócio com realização de lucro. Assim havia comprado três lotes de Cmig4 quando achei que a cotação voltaria a subir. Bem, não subiu ainda, mas pelo menos vão me render uns proventos a mais, somando com os 4 lotes que já possuo na carteira regular.

 

Bem, a divulgação dos resultados do terceiro trimestre dela está prevista para quinta feira, dia 13. Veremos o que o futuro trará.
 
 
 

6 comentários:

  1. Ótima informação IB! Vamos torcer para que a Cemig continue pelo estável.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi, mas não podemos nos desesperar! Temos que aguardar as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, a casa caiu... que trimestre pra Cemig = de 788 milhões para 29 em comparação com o mesmo período de 2013...
    Assim não dá pra ser feliz!

    ResponderExcluir
  4. Esse trimestre foi devastador para Cemig e Geti.

    ResponderExcluir
  5. Sera que ha formas de nos pobres investidores fiscalizar mais a empresa? Aparelhar uam empresa como a CEMIG e um verdadeiro crime.

    ResponderExcluir

Comente a vontade, apenas não use palavrões.